Jupiá tem deputados estudantes no Parlamento Jovem em Florianópolis

Política
Florianópolis | 29/11/2013 | 10:52

Informações e foto: Escola do Legislativo

Os 40 deputados estudantes que participam da16ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, programa da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, já concluíram os trabalhos das comissões no Plenarinho Paulo Stuart Wright. Apenas uma indicação foi rejeitada, 13 foram aprovadas, além de seis projetos de lei e duas propostas de emenda constitucional. As matérias serão apreciadas e votadas sexta-feira (29), em sessão plenária realizada segundo o Regimento Interno da Casa.

Nesta quinta-feira (28), o grupo visitou o centro administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina para conhecer de perto o Poder Executivo catarinense. As propostas de emenda à Constituição foram apresentadas pelos representantes de Brusque com o objetivo de dar nova redação aos artigos 164 e 166 do inciso V da Constituição do Estado de Santa Catarina. A proposta é reforçar o conteúdo do Ensino Médio nas escolas catarinenses.

Os seis projetos de lei aprovados instituem dias de conscientização no calendário oficial do governo do Estado sobre diversos temas. O PL dos deputados de Mafra institui o Dia Estadual de Conscientização sobre os Cuidados com os Animais, e os parlamentares estudantes de Barra Velha defenderam o Dia de Conscientização para Prevenção em Caso de Catástrofes.

O município de Jupiá está participando do evento com cinco representantes e o grupo propôs o Dia Estadual da Conscientização de Preservação do Aquífero Guarani no Estado de Santa Catarina, que já virou o PL 542/13. Educação foi o tema mais frequente nas 14 indicações apresentadas que também versaram sobre segurança e saúde.

Além de Jupiá, participa deputados estudantes de Brusque, Barra Velha, Criciúma, Caçador, Florianópolis, Mafra e São Joaquim. Eles iniciaram as atividades dia 26 de novembro e ficarão na Capital até esta sexta-feira (29). O programa Parlamento Jovem Catarinense foi criado em 2005, pela Resolução 03, de iniciativa da deputada Ana Paula Lima (PT) com a intenção de que adolescentes vivenciem as principais atividades do Poder Legislativo.