Justiça Eleitoral de Palmas determina cassação de Andraschko e seu vice

Política
Palmas | 10/09/2013 | 09:46

Autor: Redação/Diário do Sudoeste
Foto: Arquivo/Diário do Sudoeste

Depois de terem assumido a administração municipal de Palmas na última segunda-feira (2), Hilário Andraschko e seu vice, Luis Fernando Reis Camargo, podem ter os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral da Comarca de Palmas por compra de votos, mesmo motivo que afastou João de Oliveira e Nestor Mikilita dos cargos do Executivo no final do mês de agosto.

A decisão aconteceu, pois o juizado eleitoral de Palmas julgou procedente a ação de investigação judicial eleitoral. A denúncia havia sido feita pela coligação “Renovação e Compromisso” (PTB/PMDB/PSC/PPS/PV) com o argumento que houve compra de votos no pleito eleitoral de 2012.

Embora exista a decisão de cassação, Andraschko e Camargo devem permanecer nos cargos, pois cabe recuso no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se a decisão de cassação for mantida nas instâncias superiores, os políticos poderão ficar inelegíveis por oito anos.

A redação do Diário do Sudoeste procurou a juíza, Camila Schreiber Polli, via telefone, para verificar qual será o direcionamento das ações, mas por força do trabalho, ela não pode atender.
De acordo com um dos advogados, até o momento Andraschko não havia sido notificado oficialmente sobre qualquer tipo de decisão da juíza eleitoral de Palmas.

Manifestações

Nesta segunda-feira, alguns grupos de pessoas se concentraram em frente ao prédio da prefeitura e do Fórum Eleitoral. Com cartazes e faixas, as pessoas pediam uma nova eleição.

Ações

Após ter assumido como novo prefeito de Palmas, Andraschko determinou, através de portarias, a exoneração de 114 cargos e revogação de outros 20. No total, 134 pessoas deixaram os cargos no Executivo enquanto que 42 foram nomeados.