Informações: Ministério Público
Foto: Reprodução/Internet
A Justiça Eleitoral de Campo Erê condenou o vereador Robson Ramos (PT) a cinco 5 anos de prisão, no regime semiaberto, ao pagamento de R$ 63 mil de multa e a perda do cargo por praticar crime de transporte ilegal de eleitores durante as eleições de 2016.
Segundo informações do Ministério Público de Campo Erê, Cleosi Derussi também foi condenada a pagar R$ 19 mil de multa e a prestar serviços comunitários por quatro anos.
Entenda o caso
O Ministério Público Eleitoral denunciou o vereador Robson Ramos e Cleosi Derussi por terem transportado ilegalmente eleitores durante o dia das eleições de 2016.
Verificou-se durante as investigações que Robson, na época candidato a vereador, teria mandado sua funcionária Cleosi transportar eleitores no dia das eleições com o carro do candidato, que estava adesivado com o número do político e cheio de santinhos, com a intenção de obter vantagem eleitoral.
Conforme prevê o art. 5 da Lei n. 6.091/74: "Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo: I - a serviço da Justiça Eleitoral; II - coletivos de linhas regulares e não fretados; III - de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família; IV - o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela requisição de que trata o art. 2º.
A pena é reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa. A decisão ainda cabe recurso.