Autor: Marcelo Coan
Foto: Marcelo Coan e leitora
No fim da tarde desta sexta-feira (12), uma leitora entrou em contato com o portal Minutta e relatou a existência de uma quantia significativa de medicamentos descartados de forma irregular num lote baldio do bairro Araucária Park, em Vitorino (PR), próximo ao futuro posto de saúde.
Com base nas informações e na constatação in loco, a redação do portal Minutta entrou em contato com a Vigilância Sanitária do município de Vitorino que, na manhã deste sábado (13), esteve no local registrando a situação e fazendo a coleta dos medicamentos.
Para a leitora, que preferiu preservar sua identidade, a forma com que os medicamentos foram descartados mostra a falta de respeito com a sociedade. Além disso, afirma ser um risco, pois por curiosidade alguma criança poderia ingerir os remédios.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Vitorino, Andreia Bufon – que junto com o secretario de Meio Ambiente esteve no local –, embora houvesse uma variedade grande de medicamentos, a Vigilância Sanitária vai fazer um rastreamento pelos lotes para verificar a origem. Esse trabalho deve ser facilitado, pois junto com os remédios foram encontrados alguns papeis com um nome e um chip de celular. “Com a ajuda de nossos técnicos, vamos tentar rastrear o responsável”, disse ela adiantando que pelo nome encontrado nos papeis e em alguns medicamentos o responsável não é de Vitorino.
Andreia explicou que o secretário de Saúde do município será informado e as medidas cabíveis serão tomadas.
Orientação
Lembrando que o descarte irregular pode causar problemas, Andreia alerta que medicamentos vencidos ou que não estão sendo usados devem ser deixados em postos de saúde, na Vigilância Sanitária, com as agentes de saúde ou enfermeiros.
Recolhimento
Após entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Vitorino, o portal Minutta acompanhou o recolhimento dos medicamentos.