Lideranças de cooperativas e da Unopar conhecem programa para Redução das Desigualdades

Geral
São Lourenço do Oeste | 18/05/2016 | 18:10

Informações e foto: ADR de São Lourenço do Oeste

A convite do secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, Walmor Jose Pederssetti, estiveram na agência na tarde desta quarta-feira (18) o presidente do Sicoob Noroeste, Artêmio José Flach, o presidente da Cooperativa Agropecuária São Lourenço (Caslo), Valentin Casagrande de Macedo, e a coordenadora pedagógica da Unopar, polo de São Lourenço do Oeste, Lorita Piovesan Reiter.

Na ocasião, o secretário expôs que o Governo do Estado irá deflagrar, na próxima semana, um programa cujo objetivo principal é alavancar a economia de regiões menos desenvolvidas de Santa Catarina. Trata-se do Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais. Pederssetti salientou que as cooperativas, as universidades, associações empresariais e demais entidades, juntamente com os municípios, terão papel fundamental na implementação de ações para trazer à região recursos para geração de emprego e renda, que refletirão no aumento da qualidade de vida da população.

Na semana passada semana, a Secretaria de Estado do Planejamento divulgou que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) anunciou 20% dos recursos de financiamentos para as regiões prioritárias do programa.

São Lourenço do Oeste nos menos favorecidos

Equipes de trabalho da Secretaria de Estado do Planejamento elaboraram um mapa de elegibilidade definindo as regiões prioritárias para ações do governo. Doze Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), compreendendo 84 municípios, foram consideradas prioritárias, ou seja, que não acompanham o mesmo ritmo de desenvolvimento social e econômico daquelas com maior dinamismo econômico. São elas, em ordem crescente de desenvolvimento: São Joaquim; Curitibanos; Quilombo; Canoinhas; Laguna; Dionísio Cerqueira; Campos Novos; Taió; Ituporanga; Caçador; São Lourenço do Oeste e Lages.