Informações e foto: SDR de São Lourenço do Oeste
De 21 a 25 de setembro de 2015, a jovem Alana Karolyne Dametto dos Santos, 16 anos, aluna do 3º ano da Escola de Educação Básica (EEB) Rui Barbosa, de São Lourenço do Oeste, terá a oportunidade de experimentar a jornada de trabalho de um deputado em Brasilia.
De 64 participantes, Alana conquistou o primeiro lugar na elaboração de um projeto de lei. Representado o Estado catarinense, ela será empossada Deputada Jovem e participará de diversas atividades na Câmara Federal.
A aluna desenvolveu um projeto sobre a inclusão de bônus na pontuação do Sisu para jovens participantes de trabalhos voluntários. Para a elaboração do projeto, a aluna contou com a orientação da professora Mariluci Sozo. Alana é filha de José Luiz e Marilise Dametto dos Santos. Para ela, o apoio da família é fundamental quando se trata de dedicação aos estudos. Conta que ainda não decidiu qual profissão pretende seguir, mas deixa claro que em qualquer área que atuar seu foco será a contribuição para um mundo melhor.
Quanto ao projeto de lei, ela ressalta que pretende com isso engajar ainda mais a juventude no voluntariado e fazer com que sejam recompensados no setor educacional e obtenham garantias para qualificação profissional.
Saiba mais
Em todo o Estado, 64 estudantes se inscreveram no programa. Eles deviam elaborar e apresentar um projeto de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução, propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil.
Os projetos selecionados na etapa Estadual foram encaminhados à Câmara dos Deputados para a etapa nacional, quando uma comissão formada por especialistas em processo legislativo escolheu os melhores. Dos 78 Jovens Deputados escolhidos, dois são de Santa Catarina. Alana e outro de Maravilha.