Informações e foto: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste
Além da compra dos novos coletores de lixo — caminhões adaptados para coleta de contêineres — que serão utilizados em Pato Branco, outros trabalhos estão sendo realizados para que a população passe a dispor do novo sistema de coleta de lixo que está sendo implantado pela prefeitura de Pato Branco.
Recentemente foram iniciados os trabalhos de demarcação dos pontos onde estarão dispostos os contêineres o que, segundo o secretário de Meio Ambiente, Nelson Bertani, vem sendo um trabalho desempenhado por funcionários do Serviço de Limpeza Pública e do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran). Segundo ele, está sendo levado em consideração o menor impacto das vagas de estacionamento, uma vez que estão sendo priorizados pontos nas proximidades de vagas de garagem e próximos as esquinas.
Bertani afirmou que o trabalho de marcação dos pontos de coleta integra todo o novo plano de ação do sistema de coleta de lixo, que ainda contempla o aterro sanitário, a criação do Eco Ponto e a distribuição dos 25 mil bags pelas residências para a coleta de materiais recicláveis.
A finalização da obra do aterro sanitário do município é um dos fatores tido como fundamental para a efetiva implantação. A continuidade da obra dependia de vistoria de técnicos da Caixa Econômica Federal, mas, Segundo Bertani, ela foi realizada na semana passada, cabendo apenas ao município dar continuidade nos trabalhos de finalização.