Luzes da decoração natalina de Pato Branco são acesas

Geral
Pato Branco (PR) | 14/11/2020 | 06:52

Informações e foto: Diário do Sudoeste

Tradicionalmente a população de Pato Branco (PR) e região é convidada a comparecer a praça Presidente Vargas e acompanhar a abertura do Natal, que já foi descrito como o maior do Estado. No entanto, este ano, devido a pandemia do novo coronavírus e as medidas de enfrentamento estabelecidas, dentre elas o distanciamento social e a não aglomeração de pessoas, este mesmo público foi convidado a ficar em suas casas e acompanhar pelas redes sociais a abertura do Natal.

Assim, em um ato simples, com o acendimento das luzes, teve início o Natal de Pato Branco de 2020 nesta sexta-feira (13).

Em seu pronunciamento, o prefeito Augustinho Zucchi falou em entendimento com o Ministério Público (MP) para a realização da abertura do Natal, evitando aglomeração de pessoas e estabelecendo medidas de distanciamento para aqueles que da sexta até a primeira quinzena de janeiro estarão visitando os pontos de decoração e a casa temática, que também diferentemente dos anos anteriores, somente terá a representação em boneco do Papai Noel.

“Esperamos que as famílias possam visitar nossa praça, que possam reavivar a esperança com o Natal e que todos tenham os cuidados necessários para, mas que as crianças que estão o ano inteiro em casa, tenham esta condição de passearem na praça e curtirem a decoração do Natal”, afirmou Zucchi.

Decoração

Marlice de Cristo, responsável pela decoração do Natal de Pato Branco nos últimos anos, recorda que mesmo com o ano difícil que vem sendo 2020, fazer a decoração do Natal e trazer um pouco de alegria para as pessoas para dar esperança é um misto de sentimentos, que vão da alegria a frustração por ter a certeza que poderia ser diferente com a realização do desfile.

Ela convidou a população a visitar a decoração, respeitando as regras estabelecidas de distanciamento, de no máximo dez pessoas dentro da casa por momento, uso de máscara e evitando a aglomeração.

Na casa temática, Marlice pontua ter usado muito as cores e buscou representar o que deve ser o Natal das famílias, a reunião, mesmo que em pequenos grupos para lembrar a data, mas sem o contato com amigos mais distantes.

Simone Dalfovo, que este ano não coordenou o desfile, devido ao cancelamento, como medida preventiva de propagação do vírus, explicou que uma parte do que poderia ser visto no desfile passa a ficar a disposição da população, uma vez que os carros alegóricos [de caramelo, ursos, bola, trenó, avião, pato, e dos Flinststones] vão ficar em exposição no Parque do Alvorecer.

Segundo Simone, a população poderá fazer seu próprio registro fotográfico com as alegorias, no entanto com a restrição de que não poderão subir nos carros. A visitação aos carros será permitida no mesmo horário que o parque fica aberto, das 7h, às 21h30. Simone revelou que assim como no desfile da praça, o trenó do Papai Noel possui neve, e o trem, fumaça em horários específicos.

Visitação

A casa temática permanecerá aberta todos os dias, das 14h às 18h e das 19h às 22h. Já a roda gigante estará em atividade das 14h às 23h.