Informações: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
Foto: Arquivo/Minutta
Neste ano, a campanha nacional Maio Amarelo em São Lourenço do Oeste será marcada por palestras em todas as escolas da rede municipal de ensino, com intuito de colocar em pauta o tema segurança no trânsito. As palestras começam na segunda-feira (9) e seguem até o dia 31 de maio.
O tema da campanha deste ano traz um forte apelo: “Somos 43 mil mortos no trânsito. Essa epidemia precisa parar”. Todas as peças trazem alguns números da violência no trânsito no Brasil. A proposta é evidenciar que as mortes precisam ser freadas e que cada um é responsável por mudar esse cenário.
Conforme o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Adilson Sperança, o palestrante Alentricio João Kunrath abordará temas relevantes com relação à humanização do trânsito, chamando a atenção para o alto índice de mortos e feridos nas rodovias em todo o mundo, além de mobilizar e conscientizar a população por uma convivência mais segura no trânsito.
O movimento Maio Amarelo ressalta que a chave para a redução da mortalidade é garantir que os Estados adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool; o excesso de velocidade; não uso do capacete; do cinto de segurança e das cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.