Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco
A prefeitura de Pato Branco (PR) atenderá mais 600 cães e gatos com castração e chipagem através do Programa de Controle Populacional de Animais de Rua, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente desde 2014. A nova etapa de procedimentos está sendo licitada e contemplará animais de rua, acolhidos por entidades locais, adotados em feiras municipais ou pertencentes a famílias de baixa renda.
O edital de licitação vigente prevê a contratação de empresas para realização de serviços de captura, transporte, castração e chipagem. Ainda, o edital diz que os procedimentos deverão ser executados por clínica ou hospital veterinário. O investimento previsto é de R$ 160.100,20, em recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente e do município.
O chefe da Divisão de Políticas Ambientais, Antonio Cezar Soares, explica que num primeiro momento serão castrados e chipados cães e gatos adotados nas feiras promovidas pelo município. Em seguida, serão contemplados animais de rua. “Atenderemos ainda cães e gatos abrigados por entidades de proteção animal, que possuam mais de dez animais acolhidos. Animais de propriedade de munícipes que possuem baixa renda também fazem parte do público-alvo do programa”, ressalta Soares.
Ele lembra que o programa municipal foi debatido e aprovado junto à Câmara Municipal, associações, entidades, Vigilância em Saúde, Conselho Municipal de Proteção dos Animais (Compato), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), entre outros.
Entre os 600 cães e gatos que serão atendidos nesta nova etapa, 250 serão machos e 350 fêmeas. O trabalho iniciado em 2014 atendeu, até o momento, 600 animais, totalizando assim 1,2 mil animais atendidos até maio de 2017.