Autor e fotos: Marcelo Coan
Com muita comida típica e o chopp gelado, mais de mil pessoas celebraram a cultura alemã neste domingo (17) na comunidade de Lageado Antunes, interior de São Lourenço do Oeste. Essa foi a 13ª edição da tradicional festa. A programação começou cedo com a celebração da missa em alemão. Ainda pela manhã houve a sangria do barril de chopp.
No almoço, além de pratos como pernil e joelho de porco, cuca, chucrute e salame cozido, tradicionais da Festa Alemã, o público pode saborear batata doce, repolho roxo, arroz, purê de batata e pão de milho. Quem permaneceu no evento também assistiu apresentações culturais dos anfitriões, da comunidade italiana de São Caetano e de Cunha Porã. Depois houve a animação com a Banda K’necus.
Ari Hermes, presidente da associação de moradores e um dos organizadores da tradicional festa, contou que a participação do público superou as expectativas. Ele aproveitou para agradecer a todos que colaboraram para a realização da festa. “São mais de 100 pessoas envolvidas para preparar e servir os visitantes”.
Hermes explicou que a festa procura manter a cultura alemã. “Durante a festa é possível ver muitas pessoas com vestimenta típica e com o chapeuzinho”, disse, reforçando que mais uma vez a festa foi um sucesso e valorizou a cultura alemã.
Participação
Conforme o presidente da associação de moradores, a festa reuniu pessoas de estados como Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e dos quatro cantos de Santa Catarina.