Mais prevenção, menos crimes: PM de São Lourenço do Oeste faz balanço

Geral
São Lourenço do Oeste (SC) | 17/12/2025 | 11:48

Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta


A Polícia Militar de São Lourenço do Oeste (SC) realizou, na manhã desta quarta-feira (17), no auditório do Sicoob Original, uma coletiva de imprensa para apresentar dados de ações de 2025.

O capitão Ricardo Saremba, que assumiu o comando do batalhão em agosto deste ano, falou sobre o envolvimento da comunidade para que o índice dos crimes fossem reduzidos. Ele enalteceu São Lourenço do Oeste, dizendo que o município se destaca na ajuda com a segurança pública.

Entre os dados apresentados, chama a atenção a redução nos crimes de roubo e furto. Em 2024, foram 203 furtos, e neste ano são 166 (até 16 de dezembro). Roubos foram 17 no ano passado e, até agora, registram-se 11. Sobre homicídios, foram três para cada ano, enquanto feminicídio foi apenas um em 2024 e um outro tentado em 2025.

Todos os dados apresentados referem-se aos nove municípios atendidos pela companhia.

Prevenção

Saremba salientou que o trabalho de prevenção da Polícia Militar de São Lourenço do Oeste é o que tem feito a diferença. Neste sentido, ele falou dos programas Rede de Vizinhos (comercial, residêncial e rural), Protetores do Lar, Rede Catarina, Rede de Segurança Escolar, SOS Desaparecidos e Proerd.

Atualmente, são 72 policiais distribuídos entre os nove municípios, sendo que 29 estão em São Lourenço do Oeste.