Informações: Portal Peperi
Foto: Reprodução
O resultado foi confirmado na semana passada pelo Laboratório Central (Lacen). A diretora da 8ª Regional de Saúde, que abrange 27 municípios do Sudoeste do Paraná, Cintia Ramos, conta que a paciente A paciente, moradora de Marmeleiro (PR), divisa com o município de Campo Erê (SC), morreu por causa da gripe H1N1. Ela destaca que essa situação faz com que as autoridades sanitárias fiquem em alerta e trabalhem mais a prevenção. Por isso o Estado antecipou a campanha de vacinação. Cíntia lembra que a vacina é eficaz para três tipos de vírus da gripe circulantes no país: influenza A H1N1, a H3N2 e a B.
O principal método de prevenção é a vacina. Entretanto, a população pode adotar outros meios que também são bastante eficazes, como utilizar lenços descartáveis para cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar a boca, olhos e nariz sem lavar as mãos, manter ambientes limpos e arejados, beber bastante líquido, além de ter uma alimentação saudável e evitar locais com aglomeração de pessoas.
A diretora de saúde ressalta que Marmeleiro tem mais duas mortes suspeitas por H1N1, porém os resultados ainda não foram liberados pelo laboratório. Assim que forem autorizados serão divulgados pela 8ª Regional de Saúde.