Informações e foto: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste
Durante toda essa semana, 17 mergulhadores do 2ª Subgrupamento de Bombeiros Independentes (SGBI), que tem sede em Pato Branco (PR), passam por requalificação das técnicas de mergulho. A atividade iniciou na segunda-feira (20) e será finalizada nesta sexta-feira (24), englobando aprimoramento de técnicas tanto em piscina, com em rio e lagos da região.
Segundo o tenente Saboia, essa requalificação dos militares que já realizam ações de mergulho na área do 2ª SGBI ocorre a cada dois anos, com o objetivo de auxiliar os profissionais no aprimoramento dos conhecimentos e dos equipamentos utilizados.
O tenente destaca que neste momento o grupo de 17 bombeiros é o único apto a realizar buscas aquáticas na área do 2ª SGBI, contudo, ele destaca que na próxima semana se inicia uma nova turma do curso de mergulho, onde o objetivo é formar mais dez profissionais.
De acordo com o levantamento do 2ª subgrupamento, em 2016 foram atendidas 20 ocorrências de buscas aquáticas, sendo 12 buscas de pessoas, duas de incidentes com pessoas em meio líquido (ocorrência de qualquer natureza que envolva substância líquida) e seis de resgate de cadáver. Além de duas ações realizadas em Guarapuava (PR) e União da Vitória (PR).
Neste ano já foram seis ocorrências com três buscas de pessoas, um incidente com pessoa em meio líquido e duas de resgate de cadáver.
“Constantemente, somos acionados para buscas aquáticas”, pondera o tenente, elencando os períodos de calor como sendo as épocas do ano com maior incidência de chamados. Com a requalificação será possível estabelecer quem são os “mergulhadores profundos”, que mergulham até 33 metros, e os “mergulhadores rotineiros”, que mergulham até 12 metros.
Técnicas aprimoradas
Segundo Saboia, durante a requalificação, as técnicas aprimoradas foram as de ambientação em ambiente, ambientação com equipamento, controle emocional (mergulhadores são presos em objetos que simulam galhos, para ver como se portam), técnicas de buscas (atividade realizada em alagado).
Novos mergulhadores
Com relação ao novo grupo de mergulhadores que deve ser formado, Saboia relata que as mesmas instruções repassadas ao grupo que já realiza mergulho na microrregião, serão disponibilizadas aos futuros mergulhadores.
No entanto, o tempo de duração da qualificação deve ser mais longo, cerca de dez dias, enquanto, que os já atuantes foram divididos em dois grupos com treinamento de dois dias cada.