Meteoro de grande intensidade é flagrado cruzando o céu de SC

Geral
Monte Castelo (SC) | 14/06/2024 | 09:45

Informações: G1SC

A passagem de um meteoro de grande intensidade foi flagrada por uma estação de monitoramento no céu de Santa Catarina, na noite de quarta-feira (12). O objeto foi registrado pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) em Monte Castelo. O registro teve duração de cerca de sete segundos e, ao final das imagens, foi possível observar um forte brilho.

De acordo com Jocimar Justino, astrônomo amador e integrante de entidades que estudam os objetos celestes, as análises indicam que o meteoro entrou na atmosfera a uma velocidade superior a 57 mil quilômetros por hora, em um ângulo aproximado de 70 graus. "O meteoro começou a brilhar próximo à divisa dos estados, sobre o município de Itá (SC), a uma altitude estimada de 81 quilômetros, e desapareceu sobre Arvoredo (SC), a 26 quilômetros de altitude", explicou.

O meteoro também foi detectado pela estação de Taquara (RS), segundo a Bramon. Em Santa Catarina, o flagrante aconteceu às 21h37.

Autor das imagens de Santa Catarina, Justino é servidor público na área de tecnologia da informação e integra a Bramon, que é uma rede voluntária criada para produzir e fornecer dados científicos à população em geral. Em sete anos observando o céu, o morador já flagrou mais de 35 mil objetos celestes.

Entenda

O que é meteoro? É qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, os meteoros são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passarem de um metro, são chamados de asteroides.