Moradores atingidos por tornado em Xanxerê podem sacar FGTS

Geral
Xanxerê | 22/04/2015 | 12:41

Informações: Agência Brasil
Foto: Corpo de Bombeiros

O Ministério do Trabalho enviará uma unidade móvel para o município catarinense de Xanxerê, devastado na segunda-feira (20) por um tornado. A equipe móvel deve chegar à cidade nos próximos dias para auxiliar os moradores atingidos no saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e na emissão de documentos, principalmente, a Carteira de Trabalho.

As regras do FGTS preveem a liberação emergencial dos recursos para os trabalhadores em cidades com reconhecimento do estado de calamidade pública. Para isso, é necessário que os beneficiários apresentem a documentação que comprove o direito ao saque.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, deve homologar ainda hoje (22) o decreto de calamidade pública assinado pela prefeitura de Xanxerê, na terça (21). A validação do decreto pelo governo estadual é a primeira etapa para que a cidade do oeste catarinense possa receber ajuda estadual e federal para socorrer as vítimas do tornado e recuperar parte dos estragos. Após a homologação pelo governo estadual, o decreto ainda tem que ser reconhecido pelo Ministério da Integração Nacional.