Moradores de Chapecó relatam tremor após terremoto no Chile

Geral
Chapecó (SC) | 19/07/2024 | 10:27

Informações: G1SC
Foto: Reprodução

Moradores de Chapecó (SC) chamaram o Corpo de Bombeiros Militar após sentirem tremores na noite de quinta-feira (18). O acionamento ocorreu perto do horário onde houve o registro de um terremoto de magnitude 7,3 no Chile.

O abalo sísmico ocorreu por volta das 22h50 (horário de Brasília). Às 23h13, os bombeiros foram chamados para fazer um reconhecimento de área após um tremor sentido no bairro Jardim Itália. Às 23h29, o chamado foi para checar a situação no bairro Passo dos Fortes. Em nenhuma das ocorrências houve feridos ou estragos. Moradores de São Paulo também relataram situação similar.

Localizada a 560 quilômetros de Florianópolis e a 1.592 quilômetros da divisa com o Chile, Chapecó tem 254.781 habitantes e é a sexta cidade mais populosa de Santa Catarina.

A Universidade de São Paulo possui um centro de sismologia que mostra os relatos reportados no país de tremores. Segundo o painel, moradores de Palhoça (SC) relataram tremor por volta das 22h50. "Estava deitada com meu marido e sentimos a cama balançar. Num primeiro momento, não entendemos o que estava acontecendo. Quando ele perguntou se eu também estava sentindo e viu a TV balançar, chamamos nossa filha e descemos (moramos no sétimo andar). Os moradores do 8° andar também desceram bastante assustados", detalha um dos relatos feitos na página.

Chile

O epicentro do tremor foi na região de Antofagasta, próxima ao deserto do Atacama, na fronteira com Bolívia e Argentina. O presidente chileno, Gabriel Boric, publicou uma mensagem no X de que "já entrou em contato com a governadora da região" e que, até o momento, "não há informações de danos ou de pessoas feridas".

Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 126 km de profundidade. O epicentro foi localizado a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, a 1.630 km da capital Santiago.