Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
A Secretaria de Agricultura de São Lourenço do Oeste iniciou 2024 com mudanças em suas atividades no Viveiro Municipal. Para este ano, foram adquiridas 60 mil mudas de flores para a estação de inverno, divididas entre duas espécies, que vão embelezar os canteiros centrais da cidade. No momento, estas mudas estão sendo transplantadas e, em cerca de 30 dias, devem ir para os canteiros com auxílio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Outra novidade para este ano é a semeadura de 100 mil mudas de eucalipto. Posteriormente, estas mudas serão vendidas aos agricultores para projetos de reflorestamento. Os recursos arrecadados com esta venda serão revertidos em melhorias do Viveiro Municipal
O secretário de Agricultura, Gilberto Bordignon, explica que até ano passado a prefeitura fazia a compra das mudas de flores e também terceirizava o plantio. Agora, segundo o secretário, o novo sistema vai gerar uma economia aos cofres públicos em mais de R$ 100 mil. Sobre as mudas de eucalipto, ele frisa que é uma demanda que voltou agora por parte dos agricultores. “Além da economia aos cofres para a prefeitura, investir no Viveiro Municipal é também preservar o meio ambiente no caso da produção de mudas nativas, gerar recursos para reinvestir em outros programas e ainda deixar a cidade sempre florida e bonita”, destaca.