Município de SC enfrenta 3ª enchente do ano, e prefeitura abre abrigos

Geral
Rio do Sul (SC) | 08/07/2024 | 10:27

Informações: G1SC
Foto: Defesa Civil

Rio do Sul (SC) entrou em situação de enchente pela terceira vez no ano após o nível do Rio Itajaí-açu atingir 7,36 metros na manhã desta segunda-feira (8). Conforme a Defesa Civil do município, quatro abrigos foram abertos na cidade para atender moradores afetados.

Por causa da chuva volumosa que atingiu o estado ao longo do fim de semana, a barragem de Taió (SC) está com todas as comportas fechadas. Já a estrutura em Ituporanga (SC) está com as comportas em manutenção e quatro delas permanecem abertas. Até as 7h, o número de pessoas atendidas não havia sido contabilizado pela prefeitura de Rio do Sul.

A passagem de veículos pela ponte da rua Wenceslau Borini, conhecida como “Ponte da Ximbica”, foi bloqueada por causa do acúmulo de água, segundo a prefeitura. A Guarda Municipal monitora outras ocorrências. A cidade entra em situação de enchente quando o rio atinge sete metros. As outras duas cheias aconteceram em maio.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, a frente fria se afasta do estado nesta segunda-feira, mas a umidade do oceano mantém o tempo fechado e com condições de chuva fraca, especialmente no Norte, Vale do Itajaí, e áreas litorâneas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.

Locais abertos e recebendo pessoas e móveis:

Salão da comunidade católica do bairro Bela Aliança - Capela São Sebastião
Salão da Sociedade Atiradores Bela Aliança, no bairro Bela Aliança
Salão da comunidade Nossa Senhora do Rosário, no Taboão
Salão da comunidade evangélica Luterana do bairro Bela Aliança