Município distribui bags para coleta de lixo em construções civis

Geral
São Lourenço do Oeste | 28/08/2015 | 08:44

Autor: Marcelo Coan
Foto: Prefeitura Municipal

Na última semana, a Gerência de Serviços Urbanos e Meio Ambiente do município de São Lourenço do Oeste iniciou a distribuição de bags em construções civis. A ideia é que todo lixo reciclado produzido nas obras tenha um destino correto.

Segundo o gerente da pasta, Cléber Bauer, a ação é uma forma de minimizar a queimada e o tratamento inadequado do lixo gerado nas construções. Segundo ele, a empresa responsável pelo serviço é a Recicleplas, de Irati (SC). Bauer contou que a empresa está autorizada a coletar plástico, papel e isopor. “Antes esse material era queimado ou enterrado. Causava transtorno aos vizinhos ou poluía o meio ambiente”, disse ele lembrando que hoje há uma lei municipal que pune quem queima lixo de obra.

Bauer explicou que a ação é uma continuidade da campanha “Meu Bairro Mais Limpo”. Conforme ele, semanalmente a empresa Recicleplas já recolhia em torno até quaro toneladas de lixo reciclável das residências. Com a distribuição dos bags a previsão é a de que o volume de material reciclável aumente.

Apesar de haver um cronograma para coleta de lixo reciclável nas residências, o recolhimento dos bags não possui dias específicos. Por enquanto os responsáveis pela obra precisam comunicar a empresa para fazer o recolhimento. Sempre que um bag cheio é recolhido, outro vazio é deixado no local. “O único custo é o da ligação”, falou Bauer.

Conforme o gerente de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, os bags podem ser retirados na pasta.