Município do RS registra 'microexplosão', diz Defesa Civil

Geral
São Luiz Gonzaga (RS) | 17/06/2024 | 08:54

Informações: G1RS
Foto: BM

Um temporal com queda de granizo atingiu São Luiz Gonzaga (RS), município de 34,7 mil habitantes, no fim da noite de sábado (15). A Defesa Civil do estado afirma que houve uma "microexplosão", quando a nuvem não suporta a quantidade de água e "despeja" muita chuva em pouco tempo.

O prefeito, Sidney Brondani, afirmou à RBS TV que 15 mil pessoas foram afetadas de alguma maneira e que ao menos 1,2 mil casas foram atingidas, com estragos em telhados. O município deve decretar situação de emergência em razão dos danos registrados.

Houve estragos em quatro escolas, dois postos de saúde, na sede da Secretaria da Saúde e em um museu. Uma pessoa se feriu enquanto tentava colocar uma lona para proteger a casa. "A situação é grave e atingiu quase metade do nosso município, com muitos transtornos e danos em escolas, unidade de saúde, residências e empresas", diz.

A força do temporal derrubou árvores na cidade. Um carro foi atingido por um poste que caiu. As ruas já foram desobstruídas, segundo a prefeitura. Há falta de energia em diversos pontos do município. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que o volume de chuva foi de 14,8 milímetros no momento do temporal. Durante a madrugada, houve outras pancadas no município. Ao todo, o acumulado nas últimas horas foi de 33,6 milímetros. A temperatura, no município, ficou na casa de 19°C.