Autor e Foto: Marcelo Coan
Embora o sistema de transporte público coletivo ainda não esteja em funcionamento em São Lourenço do Oeste, muitas pessoas utilizam transporte — oferecido por empresas da cidade — para se deslocar até o trabalho. Contudo, na grande maioria dos “pontos” não existem abrigos para os passageiros.
Já houve uma época em que a administração investiu em abrigos para os passageiros, entretanto, devido ao vandalismo e ao desgaste do tempo, hoje são poucos os lugares em que os passageiros podem se proteger em dias de chuva ou de sol forte.
Na última semana, a questão foi lembrada na Câmara Municipal. A vereadora Vânia Garbin Baldissera apresentou uma proposição requerendo do Executivo Municipal a recuperação ou substituição dos abrigos de passageiros nos pontos de ônibus das ruas da cidade.
Além de citar a inexistência de alguns abrigos, Vânia comentou que o modelo utilizado hoje não oferece a proteção adequada.
De acordo com secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Ilvo Gabriel Ioris, a administração solicitou alguns orçamentos em empresas especializadas nesta área para identificar se é viável reformar os que existem ou substituir por novos.
Caso o levantamento aponte para a mudança, Ioris contou que a intenção é implantar modelos que não atrapalhem o transito de pedestre e proteja os passageiros, principalmente quando há chuva.
Além dos “pontos” já existentes, o secretário disse que a intenção é viabilizar a instalação dos abrigos em outras ruas, pois a cidade está crescendo e em pouco tempo deve haver a implantação do sistema de transporte público. “A gente também está fazendo um estudo para a implantação de abrigos em ruas que hoje não tem”.
Ioris disse que a administração se preocupa com situação e sabe que é necessária uma resposta rápida, porém, explicou que todo o processo precisa seguir um tramite legal, por exemplo, licitações.
Vandalismo
Como muitos abrigos que haviam sido instalados na cidade foram danificados por ações de vândalos, Ioris disse que é preciso que a população ajude a cuidar e fiscalizar, pois o dinheiro investido é recurso público.
Ações
Além do estudo que envolve a questão dos abrigos de passageiros, o secretário falou que a pasta trabalha na elaboração e envio de projetos para Estado e união. O foco principal são obras de infraestrutura e pavimentação.