Município inicia tratativas para criação de Conselho Comunitário de Segurança

Geral
Quilombo | 26/02/2016 | 15:19

Informações e foto: ADR de Quilombo

O primeiro passo para a implantação de um Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) em Quilombo foi dado. Na noite desta quinta-feira (25), o integrador da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo, Milton Bodanese, representando o secretário executivo Jaksom Castelli, participou de uma reunião em São Lourenço do Oeste, onde já existe um Conseg, para ver como ele funciona.

Mensalmente, o Conseg de São Lourenço do Oeste reúne representantes de comunidades e bairros, Legislativo, bombeiros, Polícias Civil, Militar e Rodoviária e entidades da sociedade organizada. “O Conseg é uma aproximação da comunidade com as polícias e Corpo de Bombeiros. Da mesma forma, as autoridades também nos trazem suas demandas e anseios”, explica Antonio Silveira, presidente da gestão 2015 do conselho.

Com o Conseg instituído, fica aberta a possibilidade de o Judiciário catarinense destinar recursos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para os municípios, com intermediação do conselho. Em São Lourenço do Oeste, uma viatura da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foi equipada com mobília para atendimento externo e ainda foram destinados recursos para a instalação de equipamentos do programa PMSC Mobile em viaturas de Rádio Patrulha.

Essa tecnologia embarcada permite uma grande redução no tempo que uma guarnição leva para registrar ocorrências, cujos dados entrarão direta e imediatamente no sistema e a viatura poderá, em poucos minutos, atender outras demandas. “A gente vê os benefícios que o Conseg trouxe aqui e vamos mobilizar para a criação em Quilombo também”, destacou o Sargento PM Vedana, comandante do Grupamento de Quilombo.

O Corpo de Bombeiros trabalha para a ativação do quartel em Quilombo, que funcionará no novo Complexo de Segurança e será subordinado à Companhia do CBM de São Lourenço do Oeste. “A prioridade nesse momento é estruturar o quartel de Quilombo, que poderá contar com nosso apoio, como também nos apoiar em casos de grande magnitude”, destaca o tenente BM Kehl, comandante da Companhia.

O próximo passo é reunir a sociedade para formatar o conselho. “O Conseg é importante no auxílio á segurança pública, une as forças da sociedade para achar as soluções e conseguir recursos. Primeiro precisamos reunir toda a sociedade para poder implantá-lo, reunir as entidades, as polícias Militar e Civil, bombeiros, a Promotoria de Justiça, a juíza da comarca e depois dar encaminhamento à parte burocrática”, enfatiza Bodanese.