Mutirão da Limpeza: proprietário conta a história da Curva Fria

Geral
São Lourenço do Oeste | 14/03/2016 | 15:35

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

São muitas as pessoas que conhecem ou pelo menos ouviram falar da Gruta da Curva Fria, um pedaço de terra às margens da SC-157 na comunidade de São Paulinho, em São Lourenço do Oeste, divisa com o município de Novo Horizonte. O local, cercado por árvores e ainda uma bela cachoeira, já abrigou festas, missas e momentos de lazer entre famílias. Infelizmente, muitas pessoas que visitam o local deixam para trás muito lixo.

Valdecir José Milan, 64 anos, é talvez quem melhor possa explicar a origem da Gruta da Curva Fria. Ele adquiriu o local há 38 anos, junto com outros pedaços de terra. Milan conta que a gruta acabou sendo deixada como Reserva Legal, uma área ambiental exigida em lei. Ele confirma que o local serviu para a realização de muitas missas, onde a igreja era muito presente. Em quase quatro décadas de história com a Gruta da Curva Fria, Milan diz que muito pouco foi feito pela comunidade ou órgãos públicos e por isso o lixo e o mato se acumulam.

Sobre ter deixado este espaço como Reserva Legal, Milan diz que a intenção foi a de ficar para a história de São Lourenço do Oeste e para o público utilizar. Mas e o nome? Ele diz que, antigamente, o traçado da rodovia era outro e a curva era bem mais próxima à gruta, além disso o ponto era muito frio, como é até hoje, por isso "Curva Fria".

Mutirão de Limpeza

Numa realização do portal Minutta e Rádio Estação FM, com apoio da ON Propaganda, Enele e Comaq, haverá no dia 19 de março, a partir das 15h30, o Mutirão da Limpeza. A ideia é formar um grupo de pessoas para limpar a Gruta da Curva Fria.

A organização do Mutirão de Limpeza entende que o espaço foi deixado pela família Milan livre para uso, por isso o cuidado e a preservação do local também deve ser de todos. Os interessados em participar do mutirão podem levar enxadas, foices e outros equipamentos, mas, acima de tudo, ter vontade em ajudar.