Informações e foto: Dayanne do Nascimento/Diário do Sudoeste
Longe dos brinquedos eletrônicos, crianças e adultos tiveram uma manhã diferente neste domingo (29), em Pato Branco. Eles participaram do novo projeto da Secretaria de Esportes, Lazer, Juventude e Idoso: a Rua do Lazer. Ela deu oportunidade para pais e filhos deixarem um pouco da preguiça domingueira de lado e passar bons momentos juntos, realizando várias atividades.
Entre brinquedos infláveis, cama elástica, bicicleta, skate, carrinho de rolimã, pinturas e até brincadeiras que de certa forma já estavam esquecidas - corda bamba -, diversas crianças tiveram momentos de pura diversão. As atividades aconteceram em duas quadras na rua Goianases, em frente à Feira do Produtor, e em uma quadra da rua Silvio Vidal, que foram fechadas por uma equipe do Depatran.
Conforme o secretário de Esportes, Lazer, Juventude e Idoso, Paulo Vicente Stefani, a ideia do projeto é realizar a Rua do Lazer, inicialmente, uma vez por mês, e conforme a comunidade for adquirindo o hábito de participar do projeto ele também será realizado nos bairros.
Educação no trânsito
Além da prefeitura, outras entidades apoiaram o projeto, como os Rotarys Clubes, entidades ligadas à segurança pública e o sistema "S", como Sest e Senat, por exemplo. Para finalizar a programação da Semana do Trânsito eles levaram um simulador mostrando a importância do cinto de segurança. Segundo o gerente do Sest/Senat de Pato Branco, Rodrigo Battiston, o aparelho simula o impacto de uma batida de carro a 30 km/h que, apesar de parecer uma velocidade pequena, faz com que a pessoa que está no aparelho consiga sentir a força do impacto, mostrando o quanto o uso do cinto de segurança é fundamental para proteger uma vida.
O Depatran também montou um trajeto para as crianças percorrem com as bicicletas e patinetes. O trajeto ensinou a respeitar as sinalizações de trânsito, como placas, faixa de pedestre e semáforos.