Nível do Rio Itajaí-Açu começa a baixar e Defesa Civil volta atenção para a região Norte

Geral
Santa Catarina | 24/09/2013 | 16:29

Informações e foto: Governo do Estado

Cerca de 22 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em Santa Catarina até a manhã desta terça-feira (24). Destas, 14,3 mil pessoas estão desabrigadas e 3,4 mil desalojadas, conforme informações da Defesa Civil. No Estado, seis mil residências foram atingidas.

O diretor de resposta a desastres naturais da Defesa Civil de Santa Catarina, Major Aldo Batista Neto, informou que a situação vem melhorando na região do Vale do Itajaí, apesar de o nível do Rio Itajaí-Açu baixar lentamente. Em Rio do Sul, ele está com 9,91 metros acima do normal (segunda, estava com 10,32). Em Blumenau, o rio marca 7.63 metros e em Taió 9,71 metros. “Em algumas cidades, as famílias que moram mais longe do eixo principal dos rios, já estão começando a fazer a limpeza nas casas”, afirmou Neto.

Previsão do Tempo

O tempo deve continuar instável em Santa Catarina, conforme as informações do setor de meteorologia da Epagri/Ciram. Nesta terça-feira, persistem as nuvens em boa parte do dia, com algumas aberturas de sol e chuva isolada.

Na Serra catarinense, há condições de neve, devido a uma massa de ar frio de origem polar, da Argentina, que avança em direção a Santa Catarina. A temperatura mínima desta terça-feira varia entre 0°C e 2°C.

No Litoral, o mar estará muito agitado, com picos de onda de 2,5 a 3 metros próximo à costa, e 4 a 5 metros em áreas mais afastadas, com condições de ressaca. A situação é desfavorável para navegação e atividades de pesca. Só na quinta-feira (26) esta condição deve mudar.

Para esta quarta-feira (25) a previsão é de nevoeiros ao amanhecer e sol entre muitas nuvens no decorrer do dia. No Litoral Sul, persiste a condição de chuva isolada. Nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul, a temperatura vai estar baixa, com geada ao amanhecer, mas durante o dia, temperatura terá uma pequena elevação.