No Paraná, operador de retroescavadeira cai em barranco e é soterrado, em aterro sanitário

Policial
Fazenda Rio Grande (PR) | 26/06/2022 | 19:10

Informações: G1PR
Foto: Defesa Civil

Equipes do Corpo de Bombeiros realizam buscas em um aterro sanitário de Fazenda Rio Grande (PR) após um operador de retroescavadeira ser soterrado.

Segundo os bombeiros, o acidente aconteceu no fim da tarde de sábado (25), quando o homem trabalhava no local e caiu com o maquinário em um barranco do aterro, que fica no bairro Santa Terezinha. Os bombeiros informaram que, ainda no início da noite de sábado, foram ao local, mas que havia pouca iluminação e difícil acesso, o que impossibilitou a entrada das equipes.

Na madrugada deste domingo (26), os bombeiros conseguiram acessar o monte do aterro pela parte de baixo. Eles trabalham durante o dia nas buscas em 30 metros do monte de lixo, com apoio de duas retroescavadeiras. As equipes informaram que o local é de risco, com poças de chorume e muitos gases.

Por volta das 18h, a Defesa Civil informou que os bombeiros encerraram as buscas deste domingo e que devem ser retomadas às 7h da segunda-feira (27). O órgão disse que uma máquina foi localizada, mas que era a que estava o condutor. Até a publicação desta reportagem, o homem não havia sido encontrado.

Empresa presta apoio nas buscas

A empresa Estre Ambiental, responsável pelo aterro onde o acidente aconteceu, informou que houve um "descolamento de talude em seu aterro sanitário" e que acionou, de imediato, o Corpo de Bombeiros e as demais autoridades responsáveis, que se deslocaram para atendimento à ocorrência.

De acordo com a empresa "a prioridade total neste momento está em prestar socorro a um colaborador terceirizado que trabalhava na unidade, bem como dar assistência a seus familiares".

A Estre reforçou que, desde o ocorrido, está colaborando de forma irrestrita com as autoridades competentes, que já se encontram no local, para apurar e entender as causas e impactos da ocorrência.

A prefeitura de Fazenda Rio Grande também informou que acompanha as buscas e que disponibilizou máquinas para a operação. O município disse em nota que concentra todos os esforços para encontrar o operador e prestar assistência à família. A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente também acompanha as ações.