Novo caça F-39 Gripen da Força Aérea chega a SC

Geral
Porto de Navegantes (SC) | 14/12/2023 | 13:11

Informações: G1SC

O novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou em Santa Catarina pelo Porto de Navegantes. Fabricada pela empresa sueca Saab, a aeronave supersônica foi transportada até o aeroporto da cidade em um esquema de segurança na madrugada de quarta-feira (13).

O caça embarcou no Porto de Norrkoping, na Suécia, no navio MV Florijngracht. Após a viagem, ele foi descarregado no berço 2 do Portonave. A operação foi divulgada nesta quinta-feira (14). O trabalho dentro do porto reuniu dezenas de funcionários, que fizeram içamento do caça e o retiraram de dentro do navio. Equipamentos de segurança auxiliaram no serviço.

Com a chegada do novo caça, a Portonave soma oito aeronaves do mesmo modelo desembarcadas desde 2020. Reconhecido pela eficiência, o Gripen tem baixo custo de operação, elevada disponibilidade e capacidade tecnológica avançada, segundo a FAB.

A aeronave faz parte do programa Gripen Brasileiro, parceria entre o Brasil e a Suécia para o desenvolvimento e fornecimento de caças no país. A iniciativa teve início em 2013 e o contrato inclui além das aeronaves, suporte logístico, sistemas de suporte e equipamentos relacionados, treinamento e armamentos.