Informações e foto: Sicoob Noroeste
Na quarta-feira (17), uma equipe técnica da Procel esteve in loco vistoriando três frentes da nova sede do Sicoob Noroeste, em São Lourenço do Oeste. O trabalho é uma das etapas do processo de certificação e emissão do certificado “Procel A” que é pleiteado pela instituição financeira cooperativa.
Segundo a arquiteta mestre em sustentabilidade pela Universidade da Dinamarca, Thaisa Kleinubing – que acompanhou o trabalho –, o pessoal veio de Florianópolis e é credenciado pela Procel para fazer a fiscalização e conferir se todas as informações que estavam nos projetos são reais e foram executadas corretamente. “Um técnico controla todo o sistema de ar condicionado, outro controla a questão da envoltória e outra a parte elétrica”, disse ela lembrando que a equipe permaneceu dois dias na estrutura fazendo medições. Thaisa é a responsável por gerenciar o projeto do Sicoob Noroeste.
Thaisa explicou que o selo "Procel A" confere o status de edificação eficiente. “Ele atesta que o proprietário se empenhou, cumpriu tudo dentro das normas e instalou equipamentos eficientes, se preocupou com a qualidade dos vidros e com o conforto interno dos usuários e dos clientes”, falou, argumentando que esse grupo de ações já foi implementado, porém, o selo vem premiar e reconhecer essas ações.
De acordo com Thaisa, a edificação do Sicoob Noroeste continua sendo a única da região que segue os padrões avaliados. Embora seja um processo lento, Thaisa acredita que num prazo de 30 dias o laudo final seja concluído.