Pais e alunos precisam 'driblar' obras para chegar até a escola

Geral
São Lourenço do Oeste | 22/02/2016 | 08:26

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

As aulas das redes municipal e estadual de ensino 2016 começaram nesta segunda-feira (22) em São Lourenço do Oeste e em boa parte dos municípios da região. Em algumas cidades, as aulas na rede municipal começaram ainda na semana passada.

Em São Lourenço do Oeste são cerca de 3,8 mil alunos matriculados na rede municipal. Nas primeiras horas da manhã, conforme a secretária de Educação, Lúcia Iliane da Costa, a Juca, nenhum problema foi registrado. Ela conta que passará em cada unidade de ensino para verificar o início dos trabalhos.

Na verdade, um pequeno tumulto foi formado na rua que dá acesso à Escola Básica Municipal (EBM) São Francisco, no bairro São Francisco. A unidade de ensino está passando por obras. Além da construção da quadra coberta - iniciada em 2015 - há também a do parquinho e estacionamento. Por isso, os ônibus não puderam estacionar em frente à escola para deixar os alunos, precisando manobrar no meio da rua.

De acordo com Juca, um ofício foi entregue à Polícia Militar solicitando ajuda para orientar os motoristas, principalmente os pais, na rua Tiradentes. Os policiais impediam a passagem de carros até a entrada da escola até que os ônibus deixassem todos os alunos. Não houve nenhum registro de incidente por conta disso. A EBM São Francisco tem cerca de 280 alunos do Ensino Infantil.

Mais obras

A EBM São Lourenço, também no bairro São Francisco, é outra que continua em obras. O prédio foi interditado em março de 2014 e, desde então, os alunos são atendidos em salas emprestadas pela Unochapecó, que fica ao lado. Conforme Juca, a previsão é de que até fim de março deste ano tudo seja normalizado e os alunos retornem ao prédio da escola.