Palma Sola registra o primeiro caso de chikungunya

Geral
Palma Sola | 29/03/2016 | 17:28

Informações: Portal Peperi
Foto: Prefeitura de Palma Sola

A Secretaria da Saúde confirmou o primeiro caso de chikungunya no município de Palma Sola. Durante a semana passada, um jovem procurou atendimento médico porque apresentava febre alta e dores pelo corpo e nas articulações.

O paciente passou por uma consulta e, devido aos sintomas, o médico solicitou exames para confirmar a suspeita inicial de dengue. O material foi coletado e encaminhado para o laudo, que confirmou nesta semana o chikungunya. O resultado foi antecipado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), mas o documento chegará somente nos próximos dias. O setor seguiu o protocolo e o paciente recebeu o tratamento.

O jovem relatou não ter viajado e a suspeita é a de que a doença tenha sido contraída na área rural de Palma Sola, onde ele trabalha. No entanto, o paciente teria dito informalmente que esteve em municípios próximos, impossibilitando a confirmação se o caso é autóctone.

Este foi o primeiro caso de doença transmitida pelo Aedes Aegypti no município. O setor de Vigilância Sanitária intensificou o combate ao transmissor por meio de campanhas e da implantação da sala de situação.