Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/MInutta
Com uma programação que iniciou no dia 10 de julho com a realização do 4º Rock Festival, São Lourenço do Oeste completa nesta terça-feira (26) o 58° aniversário de emancipação.
A programação festiva inicia às 13h30, incluindo feira de produtos do agronegócio e feira de artesanato, além de mateada, corte de bolo, show de fogos, apresentações artísticas e show com o Musical San Francisco.
História de São Lourenço do Oeste
São Lourenço do Oeste está situado no Noroeste catarinense, sendo que os primeiros habitantes, a maioria de origem italiana e alemã, instalaram-se no município em 1948, vindos de diversas partes dos Estados de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e do Paraná.
A colonização propriamente dita ocorreu na década de 1950, efetuada pela Empresa Colonizadora Saudades Ltda., com sede em Chapecó, tendo instalado na terra que mais tarde viria a ser São Lourenço do Oeste a primeira indústria da região, uma serraria.
Em 1951, a localidade passou à categoria de distrito e recebeu o nome de São Lourenço. O município foi criado em 21 de junho de 1958, desmembrando-se do município de Chapecó. A emancipação do município ocorreu no dia 26 de julho de 1958 (data comemorativa do aniversário do município). Em 2 de fevereiro de 1961 foi instalada a Comarca, criada em 27 de outubro de 1960.
O primeiro nome dado a São Lourenço do Oeste foi “Catanduva”, por existir aqui um tipo de vegetação com este nome. Depois passou a chamar-se “Bracatinga”, a origem deste nome deve-se ao barracão da empresa Colonizadora Saudades, construído com madeira desta espécie, árvore semelhante à acácia, abundante no lugar. O nome de “São Lourenço do Oeste” surgiu com a fundação da paróquia de São Lourenço, prevalecendo a partir daí o nome do Santo.
A Câmara Municipal foi instalada em 31 de janeiro de 1959. Sua Lei Orgânica foi promulgada em 28 de março de 1990.