Paróquia São Lourenço Mártir recebe homenagem aos 70 anos de fundação

Política
São Lourenço do Oeste (SC) | 19/04/2022 | 11:22

Informações: Redação Minutta e Câmara Municipal
Foto: Câmara Municipal

Os vereadores de São Lourenço do Oeste (SC) aprovaram, na noite de segunda-feira (18), uma Moção de de Congratulação à Paróquia São Lourenço Mártir e Nossa Senhora das Graças pelos 70 anos de sua fundação, celebrado em 24 de abril. A homenagem é de autoria da vereadora Marlice Perazoli (MDB).

A vereadora fala que a data é importante e marca também a história do município. “Em cada época da história há pessoas que se destacam e pensam no futuro e progresso de um povo. A história da Paróquia São Lourenço Mártir e Nossa Senhora das Graças não se pode esquecer da Diocese de Palmas (PR). Essa diocese abrange um vasto território em terras paranaenses e catarinenses."

Marlice destacou ainda o trabalho de evangelização feito pelas freiras, que atuaram diretamente no trabalho voluntário. “Só temos a agradecer por todos esses anos dedicados à evangelização da nossa comunidade, tanto pelos freis capuchinhos como pelas irmãs que nos ensinaram muito”, comentou.
 
Tribuna Popular

O pároco da Igreja Matriz, Frei Luizinho Marafon, utilizou o espaço da Tribuna Popular da Câmara para agradecer aos vereadores pela homenagem. Ele explicou que a benção da pedra da atual igreja ocorreu no dia 1º de novembro de 1959. A obra foi inaugurada no dia 24 de julho de 1966. Em 70 anos, mais de 50 freis capuchinhos serviram a paróquia. Atualmente os freis Américo Vazatta, Luiz Holf e Mauricio Solfa são vigários paroquiais.

História

Em julho de 1949, Frei Patrício Kodermaz de Nébola Custódia visitou a região de São Lourenço do Oeste. Em agosto do mesmo ano, fez outra visita a região e, percebendo que havia condições de se instalar, não perdeu a oportunidade de solicitar a companhia colonizadora Saudade a doação de duas quadras para construção da futura igreja. 

Os capuchinhos Frei Norberto Bruno de Carli e Frei Celestino Coletti chegaram a São Lourenço do Oeste, em 1950. Até hoje a paróquia está confiada aos Freis Capuchinhos do Paraná e Santa Catarina. 

O decreto de criação da paróquia foi assinado em abril de 1952. No dia 27 de abril daquele ano, foi oficialmente instalada a paróquia, e o primeiro pároco tomou posse, sendo Frei Fidélis do Colombo.