Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco
O Programa Escola Pato Branco Digital está disponibilizando 100 vagas para três cursos voltados à área de tecnologia, com módulos básicos e avançados. Crianças e adolescentes com idades entre 12 e 18 anos podem inscrever-se até 28 de março para os cursos de programação de arduíno, lego mindstorms e desenvolvimento de páginas web.
As inscrições devem ser realizadas no site smcti.patobranco.pr.gov.br/escolapbdigital. O Programa Escola Pato Branco Digital é desenvolvido pela prefeitura de Pato Branco (PR), juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Ministério da Educação (MEC).
Paralelamente, neste ano, o programa está ofertando os cursos de informática básica e aplicativos para escritório, atendendo mais 200 crianças e adolescentes. São cursos gratuitos, que incentivam a inclusão digital e a qualificação profissional. Em 2016, primeiro ano de realização da iniciativa, 370 pato-branquenses participaram e concluíram as oficinas.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, o programa é extremamente importante para a comunidade, pois oportuniza cursos de alto nível, gratuitamente e com certificação. “Dificilmente os participantes teriam condições de obter tais conhecimentos e acesso a esse conjunto de tecnologias sem essa iniciativa, pois poucas cidades possibilitam acesso a kits de robótica arduíno e lego, além de cursos de programação, desenvolvimento para web e também aplicativos para escritório”, destaca.
Os cursos serão certificados e terão, cada um, carga horária de 30 horas. Além disso, as capacitações serão ministradas por alunos bolsistas e voluntários da área de computação da UTFPR, campus Pato Branco. As aulas acontecerão na UTFPR, no Parque Tecnológico, no Largo da Liberdade e na Biblioteca Municipal Professora Helena Braun, o que varia de acordo com o cronograma de cada curso. Mais informações na Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, pelo (46) 3220-6080.