Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco
A inauguração do Parque Tecnológico de Pato Branco (PR) será em julho. Antes mesmo de ser entregue oficialmente à comunidade, a estrutura receberá um grande evento, o “I Hackathon PatoLivre: Cidades Digitais”. Promovido pelo Grupo Pato Livre, a iniciativa, que acontece nos dias 10 e 11 de junho, conta com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Sebrae. O encontro terá início às 19h de sexta-feira (10) e segue, sem intervalo, até às 21h de sábado (11).
O termo “hackathon” resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O evento é uma maratona de programação que reunirá programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares, para uma competição e troca de experiências.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Géri Natalino Dutra, conta que este será o primeiro evento nesses moldes realizado em Pato Branco, o que pode contribuir para fomentar o desenvolvimento tecnológico e os projetos voltados à inovação. “Essa iniciativa pode gerar futuros empreendimentos, voltados a resolução de demandas no município no que refere-se à consolidação de Pato Branco enquanto uma cidade digital”, explica Géri.
No início do encontro, os participantes serão divididos em equipes e receberão linhas de desenvolvimento. O desafio será voltado a encontrar soluções inovadoras para demandas apresentadas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Os hackathons são uma tendência mundial para o desenvolvimento de empreendedorismo digital. Os profissionais se reunirão por aproximadamente 24 horas para desenvolverem aplicativos para diferentes necessidades, na área comercial, social e pública”, ressalta Géri.
O “I Hackathon PatoLivre: Cidades Digitais” terá o acompanhamento de três mentores, que auxiliarão os participantes na criação dos programas, são eles: Klaus Wuestefeld (conselheiro da HE:labs e fundador da Objective, autor do Prevayler e do manifesto da Computação Soberana); Guilherme Berghauser (desenvolvedor mobile e web, é integrante do time da ContaAzul e da comunidade do Mozilla como Mozillian, atuando na divulgação do Firefox OS); e Jônatas Paganini (desenvolvedor integrante do time da Resultados Digitais, assíduo no FloripaOnRails, escreve para o Ship It e é organizador do CapyCast na Resultados Digitais).
Participação
Ainda dá tempo de participar. São apenas 25 vagas e, para participar, é necessário realizar a inscrição – o valor é de R$ 25 com alimentação inclusa. A equipe vencedora será premiada com R$ 500, além de certificação. Mais informações e inscrições através do site: www.hackatoncidadesdigitais.tk.