Informações: Redação Minutta e ND+
Foto: Google Maps
As rodovias pavimentadas de Santa Catarina ainda enfrentam sérios desafios, com 69% da malha apresentando problemas, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024 divulgada nesta terça-feira (19).
Embora o número represente uma melhora em relação ao ano passado, quando 72% das vias estavam em condições regulares, ruins e péssimas, é evidente que os avanços são insuficientes. Apenas 31% estão em um nível ótimo ou bom. A pesquisa é considerada o maior levantamento sobre infraestrutura rodoviária no Brasil.
A qualidade do pavimento, sinalização e geometria das vias, essenciais para a segurança e eficiência, continua comprometida em Santa Catarina.
Na maioria dos trechos pesquisados, como regulares, ruins ou péssimas: pavimento (61%), sinalização (65,1%) e a geometria da via (73,2%). Essa última está diretamente associada, entre outros fatores, à distância de visibilidade, à segurança para realizar ultrapassagens, velocidade máxima que o motorista pode atingir, greides, número e largura das faixas, acostamentos e curvas, entre outros.
Destaca-se negativamente a rodovia estadual SC-350: de Água Doce a Santa Cecília, classificada como péssima. As duas melhores avaliações foram rodovias concedidas a BR-101, entre Garuba e Passo de Torres, e a BR-116, entre as cidades de Mafra e Capão Alto.
Essa realidade escancara a necessidade urgente de investimentos mais robustos e constantes. As melhorias não podem se limitar a intervenções pontuais, mas devem abranger um plano amplo de manutenção e modernização da infraestrutura.
A precariedade das rodovias não só aumenta os custos logísticos e de transporte, mas também coloca vidas em risco diariamente. Além disso, uma malha rodoviária deficiente afeta diretamente a competitividade do estado, essencial para o escoamento de produtos e fortalecimento da economia regional.
SC-157
A SC-157, de São Lourenço do Oeste a Chapecó, foi considerada regular pela pesquisa. A obra de revitalização foi dividida em três lotes, sendo a primeira parte da obra concluída em 2015, em São Lourenço do Oeste. O investimento total foi de R$ 185,7 milhões, recursos distribuídos em 96 quilômetros de rodovia.
SC-305
Trecho de São Lourenço do Oeste a Guaraciaba, a SC-305 foi considerada ruim pela pesquisa. No início do mês de novembro, o Governo do Estado de Santa Catarina anunciou que a revitalização da SC-305, trecho entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, estava com 85% das obras de terraplenagem e alargamentos para terceiras faixas já concluídos e avançando. O trecho é de 28 quilômetros e recebe R$ 119.425.431,27 em investimentos. O trabalho é da empresa Construtora Luiz Costa Ltda.