Informações e foto: Prefeitura de Pinhalzinho
Apesar dos esforços da força-tarefa criada para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, os números de casos continuam crescendo em Pinhalzinho. Com campanhas de conscientização sendo realizadas desde 2012, além das visitas constantes dos agentes de combate a endemias em casas, comércios, empresas e na vistoria de terrenos baldios, os focos continuaram aparecendo. Os problemas encontrados nestes locais, muitas vezes, não foram resolvidos. No entanto, a maior parte da população acolheu bem os agentes e providenciou as mudanças exigidas.
Casos
Conforme a Vigilância Epidemiológica Municipal, dos 173 casos notificados, já foram confirmados 102 da doença na cidade entre os meses de dezembro e fevereiro. Ainda aguardam resultado outros 51 casos, sendo que 17 foram descartados. Ainda não há classificação de epidemia, já que para isso é preciso que os casos estejam igualmente espalhados pela cidade. No entanto as notificações se concentram nos bairros Centro, Santo Antônio, Pioneiro e Divineia.
Atendimento alterado
Em razão dos números elevados de casos de dengue, a Secretaria Municipal da Saúde modificou o sistema de atendimento nas Unidades Básicas de Saude (UBSs). O atendimento da área vai ser apenas para demanda imediata com Avaliação ClÃnica Epidemiológica. Até que este cenário persista, estão cancelados os agendamentos, reuniões internas, exames preventivos e visitas domiciliares, salvo casos de urgência. A prioridade no momento é o atendimento à s pessoas que apresentam sintomas da doença, ou que já sejam casos confirmados.
Exército
Esse quadro de disseminação da dengue no municÃpio deve permanecer até iniciar o perÃodo do inverno, por isso o combate aos criadouros do mosquito continuarão constantes. A Sala de Situação está planejando novas estratégias de atuação. Após ofÃcio encaminhado as Forças Armadas, o 14º Regimento de São Miguel do Oeste respondeu positivamente ao pedido. Neste sábado (13) e durante a próxima semana, 40 soldados estarão reforçando as equipes que realizam visitação a procura de possÃveis criadouros do mosquito.
Limpeza em parceria
Outra estratégia que será levada a cabo pelo municÃpio, coordenada pela Sala de Situação e Secretarias Municipais da Saúde e de Obras é do mutirão comunitário de limpeza. A população está sendo convocada para que neste sábado (13) e domingo (14) realizem um pente fino e limpeza nos seus imóveis, recolhendo materiais que podem acumular água, além do lixo. Realizando a separação e correta embalagem, a Secretaria de Obras vai realizar o recolhimento no inÃcio da próxima semana. Mas comunica-se que os materiais que não estiverem separados por tipo ou embalados/acondicionados corretamente serão deixados no local.
Denúncias
A Sala de Situação recebe denúncias, orienta e esclarece dúvidas. Pode ser acionada pelos telefones (49) 3366-6640 e (49) 8417-9231. Também pelo e-mail: denguepzo@outlook.com