Autor e foto: Marcelo Coan
Cerca de 500 pessoas participaram nesta sexta-feira (26) do Seminário da Educação realizado em São Lourenço do Oeste. O evento, proposto pela Comissão de Educação da Câmara Federal, busca criar um espaço de diálogo e debate com os municípios e sua redes de educação em torno dos principais desafios para a implementação dos Planos de Educação e cumprimento das metas estabelecidas.
Coordenador da Frente Parlamentar em defesa da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), o deputado federal Pedro Uczai (PT) participou do seminário e lembrou que no dia 24 de junho esgotou o prazo para que os municípios aprovassem os seus planos. “Reunimos os professores, pois eles são os principais protagonistas do Plano Nacional, Estadual e Municipal”. Conforme ele, o professor precisa estar inserido no processo que discute questões de salários, estrutura da escola, financiamento da educação, relação entre município estado e a União.
Uczai também falou que no dia 25 de junho completou um ano a aprovação do PNE. Um seminário nacional em Brasília marcou o aniversário. Representantes de todo o país participaram da programação.
Lúcia Iliane da Costa, a Juca, secretária de Educação de São Lourenço do Oeste, disse que a ideia é entender como os municípios devem trabalhar as metas e buscar verbas para executar o plano aprovado. Segundo ela, o plano foi construído e agora cada municipalidade precisa colocar as metas em prática.
Juca entende que com a troca de informações os municípios terão condições de buscar os recursos e orientações na hora e no lugar certo. Além de São Lourenço do Oeste, participaram do seminário os municípios de Novo Horizonte, Campo Erê, Quilombo, Coronel Martins, Galvão, Jupiá e São Bernardino.
As orientações e instruções foram repassadas pela consultora legislativa da Câmara dos Deputados na área da educação, Ana Valeska Amaral Gomes, deputado federal e consultor na frente parlamentar em defesa da implementação do PNE, Pedro Uczai, deputada estadual e vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Luciane Carminatti, e mestre Edivaldo José Bortoleto.






