Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Arquivo/Prefeitura de São Lourenço do Oeste
O processo de britagem em São Lourenço do Oeste acontece através da retirada do cascalho pela escarificação e colocação de pedra britada, que é espalhada pela motoniveladora, seguido pelo serviço rolo compactação, incorporando o material na terra o que deixa com uma durabilidade maior e uma pista mais plana e em perfeitas condições de trânsito, segundo informações da administração municipal.
O programa é realizado nas estradas do interior, mas tem gerado discussões entre a população. Nesta sexta-feira (1º), no quadro "Porta Voz" da Rádio Estação FM, o prefeito, Geraldino Cardoso, respondeu algumas perguntas feitas por moradores.
A população fala que as estradas poderiam estar melhores, principalmente aquelas que recebem o transporte escolar. Eles querem manutenção frequente. Sobre o programa de britagem, muitos relataram prejuízos nos veículos, como o corte de pneus.
Resposta
O prefeito diz que não são todas as estradas que estão ruins, algumas estão em perfeitas condições de uso. Sobre a estrada de linha Santo Antônio, por exemplo, ele diz que esta "não representa todo o nosso município". Sobre a reclamação da população com o programa, ele garante que antes estava muito pior.
Cardoso foi questionado sobre cascalho que existia a vontade no município. Ele foi enfático ao responder que isso é mentira e que se no passado houve troca de cascalho por serviço, foi feita de modo irregular. Para fazer isso, diz ele, é preciso um contrato de permuta, de negócio, "fora isso é ilegal e foi feito a ponto de beneficiar algumas famílias".
Sobre os serviços realizados com máquinas pesadas, ele aproveitou para dizer que em sua administração nunca teve máquina parada por falta de óleo ou gasolina, coisa que acontecia anteriormente.