Prefeito de Novo Horizonte faz avaliação dos nove meses de mandato

Política
Novo Horizonte | 27/09/2013 | 10:53

Autor: Marcelo Coan
Foto: Prefeitura de Novo Horizonte

Após ter sido eleito no último dia 7 de outubro e ter assumido a administração municipal de Novo Horizonte há aproximadamente nove meses, Eli Mariott fez uma avaliação das dificuldades, ações em andamento e projetos que devem ser executados ao longo do mandato.

Conforme o prefeito, hoje a administração está com várias ações em andamento, por exemplo, na área da educação, saúde, da agricultura, obras, aquisição de novas máquinas e equipamentos.

Embora a intenção seja atender da melhor forma os munícipes, o prefeito disse que as vezes nem todas as expectativas podem ser atendidas em função de limitações de ordem financeira ou legal. “O administrador só pode fazer aquilo que a lei prevê. Na administração pública tudo aquilo que não estiver previsto em lei não pode ser feito. Ao contrário da iniciativa privada que pode fazer tudo aquilo que a lei não proíbe”, explicou ele e reclamou que as vezes a população não entende estas questões e cobra o que não é possível fazer.

Hoje, de acordo com o prefeito, a administração tem duas grandes preocupações. A principal delas, a manutenção das estradas que ainda estão, em alguns pontos, em situação complicada, devido a questões climáticas e a deficiência de equipamentos e máquinas rodoviárias.

Tendo em vista a dificuldade, principalmente com relação ao maquinário, o Executivo adiantou que o município está pleiteando, junto aos governos federal e do Estado, formas de obter recursos, através de financiamento ou fundo perdido, para adquirir novos equipamentos e máquinas. “Estamos com a promessa do governo federal do repasse de uma retroescavadeira no mês de outubro e até o final do ano de uma motoniveladora e um caminhão caçamba”.

Além disso, Mariott falou que existe o trabalho para que o município possa contrair um empréstimo, junto a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) para aquisição de outros dois caminhões caçamba traçados. Ao mesmo tempo, existe a expectativa para a liberação dos recursos estaduais, através do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), que devem ser usados para pavimentação de vias urbanas e também para aquisição de um rolo compactador e dois tratores agrícolas.

Embora a administração planeje adquirir algumas máquinas, nestes nove meses já houve o repasse de dois tratores agrícolas, através do Ministério da Agricultura em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado. Um dos tratores foi entregue no mês de maio e outro no dia 18 de setembro. “Estamos reequipando esta patrulha que é destinada a prestação de serviços aos agricultores, principalmente no que diz respeito a silagem”.

Investimentos

Na área da saúde, o prefeito falou que existe um processo licitatório para a conclusão da Unidade Básica de Saúde (UBS), já que existem recursos do Ministério da Saúde. Além disso, já há a garantia de R$ 510 mil, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção de uma quadra coberta.

Distrito industrial

Ainda que os trabalhos tenham sido iniciados na administração passada, Mariott disse que o município está dando continuidade as ações da área industrial.

Como é uma área em que o município também tem limitações, devido a falta de recursos para investimentos, a proposta para as empresas que estão se instalando ou vão se instalar é oferecer o terreno e os serviços de infraestrutura.

Sobre a disponibilidade de terrenos, Mariott falou que não existem mais espaços disponíveis. “O município precisa começar pensar em adquirir uma nova área de terra para dar continuidade neste programa”, falou. Segundo o gestor, a ideia é diversificar a economia para que o município não fique dependente apenas do setor agropecuário.