Prefeito de Palmas é cassado e Andraschko assume Executivo

Política
Palmas | 03/09/2013 | 13:46

Autor: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste
Foto: Maya Diaz

O clima de tensão e expectativa que se instalou em Palmas nos últimos dias também foi visto durante toda a segunda-feira (2), com maior concentração nas imediações da Câmara Municipal de Palmas, onde estava prevista para as 14h a posse de Hilário Andraschko e Luiz Fernando Reis Camargo nos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.

Conforme foi publicado pelo Diário do Sudoeste na edição de sexta-feira (30), a posse marcada para segunda-feira foi acordada após reunião no Fórum de Palmas na tarde da quinta-feira (29), onde estiveram reunidos com a juíza eleitoral da comarca de Palmas, Camila Scheraiber Polli, o então prefeito interino Wilmo Rodrigues Correia da Silva (presidente da Câmara), representantes de Hilário Andraschko, do prefeito cassado, João de Oliveira, dos poderes Executivo e Legislativo, e contou ainda com a mediação do Ministério Público Estado do Paraná (MP-PR).

Na frente da Câmara, o clima frio e a fina garoa não afastaram populares simpatizantes de Andraschko e Oliveira das imediações, ou que defendiam suas convicções políticas, porém sem hostilidade.

Enquanto a movimentação acontecia nas proximidades do Legislativo, um pequeno grupo de funcionários mantinha o atendimento de serviços essenciais do Executivo em funcionamento e outra parte voltava-se para o prédio ao lado.

A posse

Com duas horas e meia de atraso em relação ao horário anunciado, as portas da Câmara foram abertas para os populares que aguardavam incansavelmente do lado de fora.

Em seu pronunciamento antes da diplomação dos novos gestores do município, a juíza eleitoral, Camila Scheraiber Polli, destacou o cumprimento e a legitimidade das eleições.

Segundo a juíza, a outorga do poder representa a materialização do direito à cidadania por meio das eleições de 2012.

Tratando como peculiar ao se referir a toda mobilização política do município nos últimos meses, ela destacou que a posse de Andraschko (2º colocado nas urnas) se deve pelo fato de Oliveira não ter obtido 50% dos votos válidos no pleito eleitoral.

A juíza ainda destacou que, ao tomar posse, Andraschko e Camargo não mais devem representar o grupo político ou as siglas partidários que os conduziu ao cargo, mas, sim, todos os munícipes de Palmas. Ela enfatizou ainda a vontade do povo que os elegeu e destacou a atuação do Poder Judiciário quanto entidade de auxílio para a formação de projetos que sejam para o benefício da comunidade.

Contudo, a juíza também disse que “o Poder Judiciário, se preciso for, não irá relutar em aplicar as penalidades legais aos que se desviarem dos princípios do direito público”.

Após sua diplomação e posse, Andraschko destacou o papel desempenhado pela Justiça Eleitoral e pelo MP-PR para o cumprimento da normalidade para sua posse. “Temos que parabenizar a Justiça de Palmas e o Ministério Público, que fizeram com que a lei fosse cumprida”.

Ele também destacou que, assumindo o Executivo de Palmas, sua responsabilidade é de garantir o desenvolvimento do município e que está ciente da importância do progresso. “A partir de amanhã (hoje), o prefeito Hilário, pela terceira vez, estará administrando Palmas, e temos certeza que vamos fazer um trabalho voltado para os anseios da população”, disse Andraschko.

Ministério Público

Para a promotora de Justiça de Palmas do MP-PR, Juliana Mitsue Botomé, apesar do clima de instabilidade no município, tanto o grupo que deixou o Executivo, como o que assumiu, colaboraram com a transição. “A cooperação é salutar para continuidade da administração municipal e sem prejuízos também da continuidade da prestação de serviços públicos”.

Quanto à situação de Andraschko, que também possui processos em andamento, a promotora destacou que é necessário aguardar o pronunciamento da Justiça Eleitoral em todas as suas instâncias. “Assim como foi possível os recursos para o senhor João de Oliveira, também é assegurado todo o trâmite para as demais ações ainda em curso”.