O prefeito de São Bernardino (SC), Dalvir Ludwig, foi eleito presidente da Associação de Municípios do Noroeste de Santa Catarina (AMNoroeste) para a gestão 2025, ano em que a entidade completa 29 anos. Ludwig foi reeleito em São Bernardino com 52,38% dos votos. Seu vice é Alceo Negri. Ele ainda foi eleito vice-presidente do Consórcio Intermunicipal da Saúde (Conims) de Pato Branco (PR).
Para Dalvir, o trabalho sério e transparente o credibilizou para disputar a reeleição. As obras importantes no município, diz ele, foram responsáveis por coloca-lo novamente à frente da administração. “A sociedade tinha um anseio grande por coisas simples”, resume ele, explicando que trata-se de asfalto no interior, casas populares e canalização de água, por exemplo.
O resgate da cultural do município é outro ponto destacado pelo prefeito. O resgate da Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São Bernardino (Efacisb), com sua primeira edição em 2010 e depois não havia mais sido realizada. “Conseguimos fazer este resgate, onde mais de 20 mil pessoas passaram pelo município”, diz.
Para 2025, um dos grandes desafios será a construção de uma nova unidade de saúde. São Bernardino irá receber cerca de R$ 2 milhões do governo federal para a obra. Ele ressalta que a contrapartida do município, além de todos os equipamentos e mobília, fará com que a unidade chegue ao investimento de R$ 4 milhões. “A ideia é que ela consiga estar funcionando no terceiro ano de nossa gestão”, adianta o prefeito, acrescentando ainda que o local deverá funcionar 24 horas.
AMNoroeste
Os municípios que compõe a AMNoroeste são Coronel Martins, Galvão, Irati, Jupiá, Novo Horizonte, Quilombo, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.
Dalvir diz que todo o trabalho feito pela entidade é importante para cada município associado. Mas, ele destaca que a captação de informações é um trabalho grande e que muitas vezes passa despercebido. “Vamos dar continuidade a este trabalho realizado até hoje”, garante.
Atualmente existe também o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (Cimam), onde juntos os municípios dividem o britador, localizado no município de Novo Horizonte. Dalvir adianta que estes maquinários vão mudar de local, passando para a comunidade de São Paulinho, em São Lourenço do Oeste, por conta da matéria-prima.
O prefeito fala das responsabilidades assumidas para 2025 – governo municipal, AMNoroeste e Conims – e que isso aumenta também o compromisso com a população. “Estamos com muita saúde, muita força de vontade, muita garra e energia para estar ajudando o nosso município”, finaliza.
Diretoria AMNoroeste
Presidente - Dalvir Luiz Ludwing (São Bernardino)
Vice-presidente - Moacir Bresolin (Coronel Martins)
Conselho Fiscal
Odirlei Carlos Bergamaski (Irati)
Valdelirio Locatelli da Cruz (Jupiá)
Naudir José Cadore (Novo Horizonte)
Suplentes
Agustinho Assis Menegatti (São Lourenço do Oeste)
Jaksom Natal Castelli (Quilombo)