Prefeito diz que Efaislo é “vontade coletiva”

Geral
São Lourenço do Oeste | 18/08/2015 | 16:04

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

Resta menos de três meses para a 5ª Exposição e Feira Comercial, Industrial e Agropecuária de São Lourenço do Oeste (Efaislo). Programada para ser realizada de 12 a 15 de novembro, as informações sobre o evento são desencontradas e geram muitas dúvidas na população. Lideranças de oposição ao governo municipal aproveitam a situação para fazer propaganda negativa. O prefeito e coordenador da feira, Geraldino Cardoso, faz alguns esclarecimentos e garante que tudo está dentro do programado.

Dentro do plano de governo da majoritária, a Efaislo retorna ao cenário econômico após 17 anos. Para o prefeito, a ideia é fazer com que São Lourenço do Oeste volte a integrar o mapa das feiras regionais. “O município é um polo microrregional, então não pode deixar de apresentar à população a sua força, trabalho e economia, mostrando que a cidade cresce e se desenvolve todos os dias”, frisou.

Cardoso explica ainda que as cidades da região, com menos população que São Lourenço do Oeste, por exemplo, realizam suas feiras em determinados períodos. Ele percebe que isso cria um clima de autoestima nas comunidades e que São Lourenço do Oeste não pode ser diferente. Ele justificou que o município tem um espaço grandioso, o Centro de Eventos, uma construção de grandes dimensões e que a cidade tem que utilizar isso, “precisamos mostrar o que a gente tem caso contrário não teria motivo para construir o Centro de Eventos”.

Legislativo

“Nossa relação com a Câmara é institucional. O que podemos fazer é o diálogo e é o que estamos fazendo”, diz o prefeito. Na segunda-feira (17), por falta de assinaturas, o Legislativo retirou e arquivou a matéria que previa a autorização para que o Executivo pudesse firmar convênio com entidades a fim de comercializar estandes para a 5ª Exposição e Feira Comercial, Industrial e Agropecuária (Efaislo). Sobre isso, Cardoso apenas falou que todos sabem que a oposição é a maioria, sendo seis de nove vereadores, e que as opiniões precisam ser respeitadas. “Nossos objetivos não são políticos nem partidários”, acrescentou.

Estandes

Além da parte interna do Centro de Eventos, ruas do entorno e terrenos baldios também serão utilizados. Haverá um barracão especialmente para exposição de animais, seja de grande ou pequeno porte. Dentro do Centro de Eventos serão expostos o comércio e a indústria. Outro barracão será montado para abrigar os shows, na avenida Brasil. Também nas ruas ficarão os veículos, caminhões e equipamentos agrícolas. O parque de diversões ficará em um terreno baldio, em frente ao estacionamento do Centro de Eventos, onde antes ficaria o rodeio country, que não será mais realizado.

Escolha dos shows

Questionado sobre a decisão dos shows, já que não houve participação do público como uma votação, por exemplo, o prefeito conta que prevaleceram os shows que estão mais em evidência a nível nacional, sendo eles Daniel, Paralamas do Sucesso, Fernando & Sorocaba e Cezar & Paulinho. Dois shows serão gratuitos. “São shows que as pessoas têm que buscar fora para ver. Isso serve de atrativo para a feira”, observa.

Desejo

“Isso não é uma vontade pessoal e sim coletiva”, justifica o prefeito. Ele diz que o Executivo viu a possibilidade de voltar a realizar a Efaislo e conta agora com o apoio de entidades e comunidade. “A nossa vontade é fazer o melhor possível. Tem pessoas que não tem o mesmo pensamento, temos que respeitar, mas não quer dizer que vamos recuar da nossa vontade”, destaca.