Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
A equipe da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de São Lourenço do Oeste se reuniu na manhã desta quarta-feira (12) com os secretários de Administração e Fazenda, Antonio Cantelmo Neto, e de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Rubens Mocellin, para a apresentação da secretária que assume a pasta a partir deste mês. Lúcia Maria Mendonça Santos foi apresentada pelo prefeito, Rafael Caleffi, e pelo vice, Daniel Hippler.
Natural de Florianópolis, Lúcia aceitou o convite para ser secretária depois de conversas com o vice-prefeito. Eles trabalharam juntos no Ministério das Cidades, em Brasília, em 2011, e desde então mantiveram contato. Hippler enalteceu a experiência de Lúcia, que tem um extenso currículo profissional com projetos a nível nacional. Para ele, o segredo de uma boa gestão é ter uma boa equipe, enfatizando os profissionais da prefeitura.
O prefeito falou que esta é uma oportunidade que todos têm de aprender com a nova secretária. “Com certeza ela, junto com a equipe, fará uma grande gestão”, destacou. Atualmente a pasta estava sob o comando interino da engenheira efetiva Francielle Honesko, que recebeu os parabéns e os agradecimentos do prefeito e do vice. Com a chegada de Lúcias, todas as secretarias estão completas.
Lúcia disse que espera poder dar muitos resultados positivos em São Lourenço do Oeste e que tem essa confiança porque sabe que sua equipe é boa. Ela acrescentou que espera a compreensão de todos até que se possa imprimir o ritmo ideal de trabalho.
Experiência profissional
Lúcia Maria Mendonça Santos é engenheira civil pela UFSC, tem pós-gradução em engenharia de produção/transportes (UFSC) e especialização em trânsito (UFPA). Trabalhou na prefeitura de Florianópolis e em diversos Estados brasileiros. Destaca-se o trabalho no Ministério dos Transportes e no Ministério das Cidades, neste em questão como gerente de projetos do Departamento de Cidadania e Inclusão Social.
Entre os principais trabalhos realizados, foi membro da Comissão de Trânsito da ANTP, participou da municipalização do trânsito em Belém (PA), foi assessora técnica de trânsito, transporte e mobilidade pelo Ministério das Cidades/Denatran, coordenadora geral de captação de recursos do Ministério dos Transportes, coordenadora geral de acompanhamento e avaliação do Ministério dos Transportes, monitora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Ministério dos Transportes, sendo responsável pelas obras da BR-230 (transamazônica) no Pará e gerente do PAC Médias Cidades, Pacto da Mobilidade e PAC Pavimentação no Ministério das Cidades.