Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco
A araucária da rua Tocantins, em Pato Branco (PR), foi removida na manhã desta terça-feira (4) para segurança da população. A árvore, um dos símbolos do município, estava desvitalizada e com isso havia o risco de que galhos secos caíssem sobre veículos e pedestres que transitam pelo local.
O trabalho de remoção da araucária foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente no início da manhã e o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) fez a interdição da via, desviando o trânsito.
Vicente Lucio Michaliszyn, secretário de Meio Ambiente, destacou que a remoção da araucária foi um momento dividido entre a preocupação com a questão da segurança e a questão ambiental. “Porém, dadas as características da árvore, não tínhamos outra saída a não ser cumprir com a determinação dos demais órgãos ambientais do Ministério Público do Paraná. A remoção foi realizada com todas as autorizações e licenças ambientais do Instituto Água e Terra (IAT) e do IBAMA”, frisou.
A araucária removida estava desvitalizada, ou seja, sem vida, por sofrer os efeitos do progresso da cidade. Entre os fatores, a impermeabilização do solo, devido ao asfalto, e o rebaixamento do lençol freático para alocação da via, que dificultaram a absorção necessária de água pelas raízes da árvore, por ser de grande porte.
Além disso, a araucária da rua Tocantins sofreu ato de vandalismo no passado, com um corte criminoso em parte da camada externa da árvore (casca), impedindo a passagem da seiva, o que na época exigiu a prática de medida profilática (curativo) e construção de cerca de proteção em ferro fundido.