Prefeitura de Pato Branco revoga decreto de moratória

Política
Pato Branco (PR) | 20/03/2025 | 10:44

Informações: Redação Minutta e Conecta Pato Branco
Foto: Prefeitura de Pato Branco
 
A prefeitura de Pato Branco (PR) publicou, nesta quinta-feira (20), no Diário Oficial, a revogação do decreto de 21 de janeiro de 2025. O documento estabelecia a suspensão de pagamentos aos fornecedores, paralisação na execução de obras vinculadas a fontes livres e suspensão de início de obras com contrapartidas de fontes livres.

Com a revogação do decreto, o município deve voltar a honrar todos os compromissos financeiros, bem como estabelecer cronograma de início de obras.

Sobre a moratória

Em janeiro, o governo municipal justificou que a suspensão dos pagamentos era em razão da “grave situação financeira do município". As despesas que tiveram seus pagamentos suspensos pelo decreto eram referentes aos anos de 2023 e 2024 e de todas as secretarias.

A prefeitura divulgou, em janeiro, que um levantamento realizado pela Controladoria Geral do município apontava R$ 89,380 milhões de despesas acumuladas entre os dois anos. O montante englobava valores vinculados, as chamadas verbas carimbadas - muitas vezes envolvem contrapartidas - e ainda recursos livres.