Autor e fotos: Marcelo Coan
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Vitorino (PR), Ademir Veloso, a partir desta segunda-feira (15) a pasta iniciará um levantamento para mapear os terrenos baldios no município. O trabalho atende uma demanda especialmente dos moradores do bairro Araucária Park – divisa com o município de São Lourenço do Oeste –, que têm sofrido com o aparecimento de animais peçonhentos.
Por ser um bairro novo, muitos terrenos ainda não possuem construções e servem para a proliferação de animais peçonhentos como cobras e aranhas e, em alguns casos, como depósito de lixo.
O secretário de Meio Ambiente do município explicou que recentemente a Câmara Municipal aprovou um projeto que trata sobre a limpeza dos terrenos baldios. “A partir do dia 15 [de fevereiro] a gente vai mapear o bairro para ver quem são os proprietários. Depois, vamos notificar essas pessoas para que providenciem a limpeza”, disse ele explicando que após a notificação a limpeza deverá ser feita num prazo máximo de 15 dias. Caso o serviço não seja executado, uma empresa licitada pelo município vai fazer a limpeza e as despesas serão lançadas no IPTU.
Por conta dos riscos, reclamações e da lei existente, Veloso recomenda que os proprietários mantenham os terrenos limpos. Ele reforça o pedido alegando que também há o agravante do mosquito da dengue, já que muitos jogam lixo nos terrenos. “Se o proprietário não limpar, o município vai fazer o trabalho e cobrar no IPTU”, garante.
Além do problema da vegetação alta, alguns moradores reclamam que alguns terrenos acumulam água, o que se torna um risco para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.
Mutirão da limpeza
Depois de executar o trabalho na área central do município, no dia 22 de fevereiro, a ideia é que o mutirão da limpeza também seja realizado no bairro Araucária Park.