Presidente da Acanor quer novas parcerias para 2014

Política
São Lourenço do Oeste | 23/01/2014 | 11:42

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

A nova diretoria executiva e conselho fiscal da Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) foi eleita e empossada em novembro de 2013, durante os Jogos de Integração e Confraternização. Eleito presidente, Odirlei Carlos Bergamaschi, vereador de Irati, é quem estará à frente da Associação durante o ano de 2014.

Para ele, ter sido eleito numa chapa de consenso o honra e está muito contente com a indicação e a aprovação de todos. A Câmara Municipal de Irati está a dois anos com a Acanor e, diz Bergamaschi, a Associação propicia a todas as Câmaras ter pelo menos um representante na diretoria executiva, o incentiva os vereadores a estar presente no dia a dia, tomando as decisões da entidade.

O novo presidente sabe da responsabilidade de comandar uma Associação que está presente na região, com respaldo a nível de Estado e até mesmo no país. “Conquistar esse reconhecimento gratifica a Acanor, através de parcerias e de muito empenho. Somos vistos como entidade forte, uma Associação atuante, mas o que temos que lembrar é de que todos tem uma cota de participação neste respeito conquistado desde sua instalação, em 2002 até a data atual”, reconhece,

Ano de eleição

Em 2014, será normal os trabalhos sofrerem alterações, já que se trata de um ano eleitoral. Bergamaschi lembra ainda que é ano de Copa do Mundo, mas acredita que todos os vereadores, de uma forma ou outra, mesmo com uma sigla diferente, vão estar empenhados nas ações. “A Acanor será compatível com esse pleito, tentando não interferir e sempre pensando em dar continuidade com os mesmos objetivos que é o de fortalecer o Legislativo e formar os legisladores e servidores”, frisa.

Ações

Como presidente, o vereador de Irati pretende fazer um trabalho em conjunto com toda diretoria executiva, fortalecendo sempre mais a Associação. Quer continuar com as boas parcerias da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa (Alesc), com o Tribunal de Contas, buscando capacitações para os vereadores. Quer ainda tratar a viabilização das formações na região, mas também na capital do Estado, “pois muitos vereadores aproveitam a oportunidade para conhecer a Assembleia Legislativa, bem como os gabinetes de seus deputados, governador e seus secretários”.

Buscaremos fortalecer a Acanor, o novo presidente quer conversar com os presidentes e vereadores das Câmaras não associadas, com o intuito de juntar-se a entidade e fazer com que todos cresçam juntos.
Bergamaschi lembrou do Parlamento Jovem, presente em cinco municípios do Noroeste: São Domingos, São Lourenço do Oeste, Jupiá, Campo Erê e Galvão. Ele quer continuar dando suporte e apoio ao programa, com capacitações e pensando sempre em formar, além de bons cidadãos, bons políticos para os municípios, Estado país.