Presidente Dilma visita famílias atingidas por tornado em Xanxerê

Geral
Xanxerê | 27/04/2015 | 11:46

Informações: Defesa Civil
Foto: Jhonatan Coppini/Diário do Iguaçu

Diante dos estragos causados, em Xanxerê e Ponte Serrada, a Secretaria de Estado da Defesa Civil agilizou a elaboração de um documento que contém os pedidos emergenciais. Ele será entregue para a presidente Dilma Rousseff, que está em Xanxerê nesta segunda-feira (27).

Dilma esteve com representantes da administração municipal de Xanxerê nesta manhã e a reunião terminou por volta das 11h.

Pedidos

No documento, estão ações emergenciais e recursos necessários para que os municípios possam retomar as atividades de forma normal, o mais rápido possível. Ele prevê a liberação de recursos do governo federal para: reconstrução do ginásio de esportes, construção de um posto de saúde, materiais para reabilitação das unidades habitacionais, liberação do FGTS e do aluguel social para atender as famílias até a conclusão do processo de reconstrução das unidades habitacionais e liberação orçamentária para iniciar o processo de aquisição do radar meteorológico através do Cemaden, que será instalado em Chapecó.

Os pedidos, sem a inclusão da liberação do FGTS, ultrapassam a casa dos R$ 44 milhões. Os pedidos também se estendem ao Governo de Santa Catarina, num aporte de R$ 7 milhões.

Outros pedidos: liberação de óleo diesel para atender o processo de recuperação do cenário do desastre, 40 mil litros para Xanxerê e dez mil litros para Ponte Serrada, itens de IAH e telhas utilizadas na operação de reabilitação das unidades habitacionais, reconstrução de escolas atingidas (Neusa Marques, Neri Giachini e Luis Coradi), reconstrução Jovem Cidadão e Cantinho Feliz, liberação de financiamento com juro zero para capital de giro e reconstrução para as 77 empresas atingidas e liberação de recursos para fornecimento de mobiliário básico (móveis e linha branca).