Previsão aponta chuva e risco de temporais nesta terça e quarta-feira

Geral
Florianópolis | 25/10/2016 | 11:39

Informações: Governo do Estado
Foto: Arquivo/Minutta

A instabilidade que se intensificou durante a tarde de segunda-feira (24) provocou chuva intensa e volumosa em Santa Catarina, começando pelo Planalto Sul e seguindo na direção das regiões Oeste e Meio-Oeste no decorrer da noite. Os volumes mais significativos de chuva foram registrados no Oeste, em Pinhalzinho (87mm) e no Meio-Oeste, em Caçador (81,2mm).

Conforme o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, na quarta-feira (26) o tempo segue instável com chuva em todas as regiões e risco de temporais isolados com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h), sobretudo no Oeste, Meio-Oeste, Planaltos e Vale do Itajaí.

Estragos

A chuva forte de segunda-feira (24) causou estragos e alagamentos, com risco de deslizamentos de terra, em alguns municípios de Santa Catarina. Em Itapiranga, no Extremo-Oeste, o vendaval destelhou uma residência e derrubou árvores em via pública. Quatro pessoas foram afetadas. O Corpo de Bombeiros entregou lona para cobrir a casa atingida.

Em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, o granizo, com pedras pequenas em grande quantidade, causou danos na fruticultura no interior do município na localidade de Altos da Boa Vista. Os danos materiais estão em levantamento pela Defesa Civil.

No município de Caçador, no Meio-Oeste, a chuva causou alagamentos no Bairro Der, provocando deslizamentos de terra que atingiu residências e interditou rodovias.

Em Xanxerê, no Oeste, foram registrados alagamentos pontuais no centro e no bairro Tonal, além da queda de um muro na Escola Municipal Pequeno Príncipe. A Defesa Civil municipal realiza levantamento dos danos.

Conforme o setor de meteorologia da Epagri/Ciram, a instabilidade ganhou força devido a um intenso sistema de baixa pressão no nordeste da Argentina e ao forte calor, com temperatura máxima superior a 30°C no Oeste, Meio-Oeste e em Urussanga (31,9°C), no Litoral Sul.